Museu Odontológico dos Campos Gerais Dr. Julio Federman
Departamento Pró Memória
ABOPG
A história da Odontologia mostra a luta da humanidade contra a dor e as doenças dos dentes. Esse processo foi lento e doloroso, pois a cirurgia dentária exigia instrumentos e equipamentos que foram desenvolvidos à medida que a medicina e a cirurgia eram aprimoradas. E não havia anestesia. Tudo dependia de rapidez e presteza. Tirar um dente, além de parecer uma tortura, poderia ser fatal. Só a partir de meados do século XIX, com as grandes descobertas em biologia e medicina, é que o panorama dos tratamentos cirúrgicos, incluindo a cirurgia dentária, vai mudando. O museu tem livros históricos, doados, nacionais e estrangeiros, que contam essa história fascinante. Refletem o perfil e o interesse dos nossos profissionais.
Acervo
O acervo – peças, equipamentos e livros históricos – mostra como tem sido a evolução científica da odontologia a partir da segunda metade do século XIX. Tem peças antigas e raras, como a chave de Garangeot, usada para tirar dentes e similar à usada por Tiradentes; cadeiras odontológicas, como as de Campanha do século XIX, seringas para anestesia dentária originais – as famosas Carpules –, e o primeiro aparelho de radiografia dentária instalado em Ponta Grossa.
Outras peças também aguçam a curiosidade dos visitantes: instrumentos cirúrgicos, como boticões e “alavancas”; motor a pedal, século XIX; tornos, prensas e maçaricos para confecção de jaquetas, dentes e dentaduras nos tempos antigos; esterilizadores de água; matrizes para confecção artesanal de coroas de ouro; entre outros. Conta ainda com uma biblioteca histórica da primeira metade do século XX, incluindo a “Encyclopedia” do professor Coelho e Souza, o Pai da Odontologia Brasileira.
A Odontologia nos Campos Gerais
Tão curiosas quanto as antiguidades que fazem parte do acervo do Museu são as histórias coletadas através de relatos feitos por antigos dentistas como Olavo Alberto de Carvalho, Nelvir Sponhozl, Manoel Lobo da Silva Brasil, Júlio Federman e o historiador pontagrossense Augusto Canto Jr, sobre os barbeiros e outros profissionais, que vez por outra exerciam a arte dentária, assim como os dentistas práticos, como Antonio Ourives, Chico Barbieri e Pedro Lucidoro.
Do lado acadêmico destacam-se os primeiros cirurgiões dentistas diplomados que fixaram residência na cidade de Ponta Grossa, como o Dr. Edvaldo de Camargo Prochno, e que foram a base das transformações pelas quais passou a profissão e a própria cidade, a exemplo da criação do primeiro curso superior em Ponta Grossa – a Escola de Farmácia e Odontologia –, da Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia, da UEPG e da Associação Brasileira de Odontologia de Ponta Grossa.
O acervo inaugura uma Linha do Tempo, a qual mostra eventos relevantes da Odontologia, nacional e regional, nos 200 anos de Ponta Grossa.
Breve histórico do Museu
Em 1991, na gestão do Dr. Antônio Elias Mansur, a ABOPG criou o Departamento Pró Memória, tendo como diretor o Dr. Fábio O. Goiris. Dava-se a partida ao resgate da memória daqueles que fizeram a Odontologia de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. Em 1997, na gestão do Dr. Ulisses Coelho, outro passo marcante foi a Inauguração do Museu Odontológico dos Campos Gerais, sendo diretor o Dr. Júlio Federman. Em homenagem, a ABOPG deu seu nome ao Museu. Em 2019, na gestão do Dr. Murilo Bizetto, o Dr. César Campagnoli iniciou a reativação do museu; contando em 2022, na sua própria gestão, com a visita marcante de membros da Academia Paranaense de Odontologia e da Academia de Letras dos Campos Gerais.
Nesse momento ele prestou homenagem, in memoriam, ao professor Waldir da Silva Capote, pelos relevantes serviços prestados à odontologia e à ABOPG. A revitalização pela qual passa o Museu, na gestão atual, segue o plano inicial do Dr Campagnoli, de abri-lo aos estudantes, estimulando o interesse e a pesquisa pela história da Odontologia, com ênfase na dos Campos Gerais.
O Museu inclui em seus objetivos, estimular os visitantes a refletirem sobre o conhecimento histórico, a ciência na evolução profissional e o impacto social da odontologia.
Onde está guardada a história da odontologia em Ponta Grossa?
https://open.spotify.com/episode/4BviBDeUyJMW2neEVnLf2v?si=PV8hAl18RO6Vi3KB0n20vA
Agende agora mesmo sua visita
Endereço: Rua Cel. Dulcídio, 2075, Centro, Ponta Grossa, Paraná
Telefone: (42) 3219-5600
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: segundas-feiras das 9 às 11h.
Confirmar pelo telefone (42) 3219-5600.
Visitas coletivas podem ser agendadas.